(22) 99835-4388 | 22 974024043 ( whatsapp ) Contato

Limpeza de fossa e roto rooter

limpeza-de-fossa-septica1

As fossas sépticas são um sistema de tratamento de esgoto que normalmente recebe resíduos em alta quantidade de uma ou mais residências. As fossas são câmaras construídas para esse fim, e trabalham durante um determinado período de tempo transformando os compostos em substâncias mais simples e estáveis.

Porém, assim como todo sistema de tratamento, acabam restando resíduos após o trabalho das fossas, e elas precisam ser limpas. O procedimento para limpeza de fossas deve ser feito da maneira mais cuidadosa possível, senão restarão resíduos que atrapalharão o funcionamento das mesmas.

Como funciona a limpeza da fossa

limpeza-de-fossa

  1. O procedimento deve ser realizado em um dia que a fossa não receba nenhum tipo de resíduo.
  2. A tampa deve ser aberta e a fossa deve respirar por alguns minutos (não acenda nenhum tipo de fósforo ou isqueiro nessa etapa, pois os gases ali confinados podem ser inflamáveis).
  3. O carrinho sobre o qual se encontra a bomba diafragma para fluídos deve ser levado até a fossa. A bomba deve ser de sucção, manual ou elétrica.
  4. O mangote deve ser introduzido diretamente na caixa de inspeção da fossa (ou no tubo de limpeza se esse for o caso).
  5. Os resíduos retirados devem ser encaminhados para secagem ou para um carro-tanque especializado, que dará o destino adequado perante os procedimentos sanitários corretos.
  6. Se os resíduos ficarem rígidos, pode ser adicionada uma quantidade de água e algumas agitadas resolverão o problema.
  7. NUNCA deve ser retirado todo o resíduo da fossa, pois isso dificulta a reiniciação do processo de trabalho da fossa, por isso recomenda-se deixar aproximadamente 10% da quantidade original de resíduos.

 

Você pode não acreditar, mas existiu um tempo que para desentupir tubulações era preciso fazer toda uma bagunça, como quebrar parede e piso. E como levava tempo! Isso mudou em 1933, quando Samuel Blanc criou uma engenhoca de aparência estranha e curiosa utilizando madeira, partes de um vagão, transmissão e um motor de 1/6 cv de uma máquina de lavar Maytag assim como outras partes elétricas, rodas de patins e cabo de aço de 3/8″ de espessura, desenvolvendo assim uma máquina que manteria girando o cabo de aço flexível. Ao anexar uma combinação de lâminas especiais ou de “facas” afiadas na frente do cabo giratório, ele conseguia manusear o cabo para cortar obstruções dentro dos canos. Um ano mais tarde, a esposa de Sam, Lettie, chamou o protótipo de “RotoRooter.”

Desde então, muitas máquinas semelhantes foram criadas e elas trabalham tão bem ou até melhor que este primeiro modelo. Entretanto, como as pessoas se acostumaram a chamar máquinas desentupidoras de roto rooter, ainda hoje é comum se referir a este equipamento como roto rooter ou sistema roto rooter, mesmo que seja fabricado por outra empresa. É importante destacar que existem várias metodologias de desentupimento que foram sendo aperfeiçoados para realizar todo tipo de tarefas: desde desentupimentos de vasos sanitários domésticos até limpeza de maquinário de grande porte das indústrias.

Sistema roto rooter

DSC00785

Como explicamos anteriormente, o método de desentupimento com equipamento roto rooter consiste em colocar na tubulação uma mola rotativa que faz uma raspagem interna no encanamento, as molas aspirais conseguem ultrapassar praticamente todas as curvas do encanamento. A Ambiental BR trabalha com diversas maquinas desentupidoras no sistema roto rooter. Estas são as mais utilizadas:

K-50: Utilizada no desentupimento de ralos, pias e tanques, pela praticidade de ser transportada. Possui cabo com no mínimo 20 metros, e duas ponteiras principais (“4 Lâminas” e “Ponteira Reta”).

K-500: Utilizada em ramais de vaso sanitário, rede de esgoto e rede pluvial. Possui cabo com no mínimo de 35 metros, e duas ponteiras principais (“4 Lâminas” e “Ponteira Reta”).

K-1500: É uma desentupidora roto rooter de grande porte, ideal para grandes complexos industriais. Esta máquina foi feita para o serviço pesado, embora seja leve e eficiente.

Tipos de ponteiras

Ponteiras 4 lâminas: As ponteiras “4 lâminas” são usadas em máquinas roto rooter para a desobstrução de objetos mais duros, como raízes, cimento e plástico, pois o fio dela consegue cortar e perfurar os objetos que causam o entupimento.

Ponteiras retas, espadas ou flechas: As máquinas roto rooter com ponteiras retas são usadas principalmente para a desobstrução simples do encanamento. Já com as ponteiras espadas ou flechas conseguem limpar a tubulação de materiais maleáveis, como terra.

Ponteiras Espirais: São utilizadas para desobstrução primária do entupimento, abrindo espaço na tubulação, além de servir para identificar os tipos de resíduos causadores do entupimento, sendo trocados para outras ponteiras caso necessário.

Ponteira cortadora C: Utilizada em máquinas roto rooter para a desobstrução de gordura em encanamentos de pias e tanques, pois seu formato em C permite a ”raspagem” da tubulação.

Veja Também